Impressão sublimática: como funciona?

Nesse artigo você descobre como funciona a impressão sublimática, técnica bastante utilizada no mercado atualmente, já que pode ser realizada para a criação de diversos produtos.

  Quem está por dentro do mundo das impressões digitais certamente está familiarizado com a impressão sublimática. Porém, nem todos sabem como o processo de sublimação funciona. Aqui você encontra todos os detalhes sobre esse método de impressão.

O que é a sublimação?
 O termo sublimação tem origem da química. Trata-se do processo de mudança do estado sólido direto para o estado gasoso, sem a passagem pelo estado líquido. Esse processo é observado de forma comum no dia a dia, em casos como a naftalina e o gelo seco.
  Mais detalhadamente, a sublimação ocorre quando uma substância no estado sólido é exposta a altos níveis de temperatura e pressão, o que faz com que ela evapore diretamente, adquirindo a forma gasosa.

Como ocorre a impressão sublimática?
 Na impressão sublimática então, o processo acontece da seguinte maneira: A arte desejada no material é impressa num papel e depois disso vai para a máquina que realizará a transferência térmica, junto com o material que será estampado.
 Na sequência, através da prensa a máquina exerce a pressão e a temperatura necessárias para que a tinta saia do estado sólido, no papel, e se torne vapor. Dessa forma, ela penetra nos poros do material que será estampado.
  Depois disso, quando a máquina é aberta novamente, o calor exercido por ela é liberado, transformando a tinta no estado sólido novamente, mas dessa vez como estampa no material desejado. Assim, se encerra o processo de impressão sublimática.

A impressão sublimática pode ser feita em qualquer tipo de material?
  Uma das características da impressão sublimática é que ela só pode ser realizada em poliéster, tecido sintético. Para objetos que não são compostos por poliéster, é necessário a aplicação de uma resina à base de poliéster.
Sendo assim, a impressão sublimática serve para a produção de diversos produtos, como vestuário, canecas, mousepads, brindes, entre outros. Graças a essa versatilidade, é uma ótima opção para quem deseja abrir um negócio.
Vale lembrar também, que a impressão sublimática não é tão indicada em materiais de cores escuras. Isso porque não existe tinta branca para sublimação, já que a tinta sublimática é translúcida, ou seja, só funciona com materiais brancos ou cores claras.

Vantagens de trabalhar com impressões sublimáticas
  Trabalhar com impressão sublimática é uma oportunidade de negócio muito atraente devido à versatilidade dessa técnica. São diversos os produtos que podem ser desenvolvidos através da sublimação. Além disso, a impressão sublimática possui várias outras vantagens.
  A qualidade do produto final é uma delas. Além de cores mais vibrantes, a sublimação proporciona maior durabilidade da estampa. Somado a isso, o processo de produção é barato e rápido, possibilitando mais impressões em menos tempo, se comparada a outros tipos de impressão.


O que é preciso para começar a trabalhar com impressão sublimática?
  Viu como é vantajoso trabalhar com impressão sublimática? Se você se interessou até aqui e deseja se informar sobre como entrar nesse mercado, confira os itens básicos necessários para começar a trabalhar com impressão sublimática:



Impressora Sublimática

As impressoras que realizam a sublimação são somente as de jato de tinta, adaptadas com bulk-ink ou eco-tank. Somente dessa forma pode se trabalhar com a tinta sublimática.

Além disso, as cabeças de impressão mais indicadas são as da EPSON, já que funcionam com o sistema micro-piezo, que não interfere na tinta sublimática. O sistema de impressão baseado em um jato de calor não funciona devido as características da tinta sublimática.

Na Akad, temos duas excelentes opções de impressoras sublimáticas: a NovaJet Turbo 160 ? i3200 e a NovaJet Iron 160, ambas com um ótimo valor de custo x benefício.

Tinta Sublimática

A tinta utilizada nesse tipo de impressão necessita ser a do tipo sublimática. Tintas pigmentadas e corantes não possuem as propriedades necessárias para a realização da sublimação, logo, não funcionam nesse processo.

Papel Sublimático

O papel sublimático é tratado especialmente para a impressão, proporcionando a maior qualidade possível. Ainda assim, a impressão pode ser realizada em papel sulfite (A4), porém, sem a mesma qualidade.

Lembrando sempre que papéis de procedência duvidosa podem danificar a impressora, o que traria prejuízos ao seu negócio. Por isso, é sempre importante optar por produtos originais.

Prensa Térmica

A prensa térmica é um item essencial para a impressão sublimática, já que é responsável pela transferência da tinta do papel para o objeto que será estampado.

Existem diferentes tipos de prensa para cada finalidade. A prensa plana, por exemplo, é recomendada para a estampagem de roupas em geral. Já a prensa cilíndrica, por sua vez, é a escolha comum quando o objetivo é estampar canecas.

Entendeu como funciona a impressão sublimática?
  Esperamos que o texto tenha esclarecido suas dúvidas sobre a impressão sublimática. Além dos detalhes de todo o processo, mostramos os itens necessários para começar a trabalhar nesse mercado.

Na AKAD, você encontra diversas opções de impressoras de qualidade, sejam elas sublimáticas ou de outras tecnologias, sempre trazendo um ótimo custo x benefício.

por Akad

- 7199 visualizações

    Confira mais publicações: